Empresas expõem produtos biodegradáveis para limpeza de peças

Duas empresas apresentaram durante o Mec Show 2011 soluções biodegradáveis para a limpeza de peças. Uma delas foi desenvolvida a pedido da Petrobras em 2006 a base de éster vegetal encontrado na mamona, milho e outras plantas oleaginosas. De acordo com o gerente comercial da empresa Hommy Química, Sérgio Fonseca, mesmo o produto tendo o preço mais elevado do que os demais produtos de limpeza a base de derivados petroquímicos ou solventes, está sendo bem aceito por não ser tóxico e respeitar as leis de segurança do trabalho. Um litro do produto custa em média R$25,00.

Máquina de limpeza Bio Circle

A outra solução é uma máquina de limpeza, Bio Circle, que substitui também o uso de solventes e outros produtos perigosos ao meio ambiente e à saúde humana. Ela utiliza um líquido desengraxante com fórmula avançada para limpezas industriais. É a base d’água, com pH neutro, atóxico, biodegradável, não inflamável e não contém componentes perigosos. A solução dissolve óleos, graxas leves e contaminantes similares de peças. Após este processo, no fundo do tanque enzimas produzidas por microorganismos (bactérias e fungos) biodegradam as graxas e óleos convertendo em CO2 e H2O, um processo natural chamado biorremediação.

A empresa Tecstar vende por consignação, fazendo manutenções necessárias a cada um ou dois meses dependendo do uso. O custo mensal para uma empresa de médio porte é de R$200,00 em média, explica o vendedor Juliano Pimentel.

fonte: http://www.biocircle.com, http://www.cimm.com.br

Sobre danielmakishi

Rotas Estratégicas Metal Mecânica
Esse post foi publicado em metal mecânica inovadora em produtos, processos e serviços, P&D e formação, Referência em sustentabilidade na indústria Metal Mecânica, tecnologias e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário