Schneider Electric amplia portfólio de soluções integradas para automação industrial no Brazil Automation 2010

A empresa apresenta soluções para maior produtividade e economia.

A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, apresenta no Brazil Automation 2010 (14º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação), a ampliação do seu portfólio de soluções integradas para automação, voltadas tanto ao usuário final quanto aos fabricantes de máquinas industriais. No evento, que ocorre entre os dias 09 e 11 de novembro, no ExpoCenter Norte, em São Paulo, a companhia expõe sistemas que oferecem uma maior produtividade e economia em energia de até 30%, reduzem custos e permitem o gerenciamento de processos, entre outros benefícios que aumentam o desempenho das plantas e dos equipamentos.

Solução para fabricantes de máquinas industriais – A empresa desenvolve sistemas de automação com o objetivo de aumentar a performance dos equipamentos e ampliar os negócios das unidades fabris. Denominado MachineStruxure, o sistema oferece o gerenciamento inteligente da energia, permitindo otimizar a eficiência energética das máquinas em uma planta, com isso, é possível economizar até 30% em energia, ao mesmo tempo, potencializar a produção e, consequentemente, maximizar os negócios entre outros benefícios.

Soluções integradas para usuário final-Atualmente, as empresas buscam soluções que permitem aumentar o desempenho das plantas, reduzir custos e gastos e, em muitos casos, elevar a produtividade. Para isso, a Schneider Electric desenvolve sistemas para atender às necessidades de vários segmentos do setor industrial.

Exemplo disso, é o PlantStruxure, um sistema colaborativo, que em um ambiente único, medição de energia e dados de processo podem ser analisados e usados para aumentar o desempenho da planta. A solução permite aumentar o retorno sobre os ativos e atender às necessidades de aplicação. Além disso, maximiza a eficiência da produção, reduz em 30% o tempo de projeto e garante estabilidade do processo.

Outra solução é o MES Ampla, sistema de execução de manufatura que proporciona, por meio de uma ferramenta analítica, o aumento operacional e energético em todo o processo de produção.

Já o EcoStruxure é uma abordagem simples, transparente e econômica para criação de sistemas de gerenciamento de energia inteligente. As soluções EcoStruxure permitem ver, medir e gerenciar o uso da energia em toda planta, com compatibilidade, garantida entre o gerenciamento de energia, TI, processos e máquinas, controle do prédio e segurança.

Novidades tecnológicas-O módulo CANopen integrado aos controladores programáveis da família Atos 6006 tem como objetivo atender às necessidades de automações mais eficazes e flexíveis do setor industrial, possibilitando uma rápida integração entre os dispositivos. Para isso, é possível utilizar até dois módulos de comunicação, com velocidade de transmissão configurável em até 1Mbits/s, possibilidade de conexão em rede de 32 dispositivos escravos, reconhecimento automático do módulo e troca a quente, ou seja, não sendo necessário o desligamento dos equipamentos para efetuar a manutenção.

O produto auxilia no diagnóstico de problemas no funcionamento das máquinas, facilitando a manutenção, além de avaliar e equilibrar a performance em todo o processo automatizado. A família Atos 6006 apresenta funções especiais para aplicações avançadas, sendo uma ótima solução de controle para máquinas nos mais diversos segmentos.

Já o novo botão biométrico Harmony XB5S é uma solução baseada na tecnologia de reconhecimento de impressões digitais. Com este recurso, o botão permite apenas o acesso de pessoas autorizadas a determinadas áreas e funções de uma máquina, como partida, ajuste ou manutenção.

O nível de segurança é um diferencial do lançamento na comparação com chaves, cartões eletrônicos, crachás e senhas, possuindo proteção eficiente contra roubos, empréstimos, perdas e cópias de informações. Além disso, é possível reduzir custos com manutenção ao evitar que pessoas não autorizadas entrem em áreas restritas ou operem máquinas específicas.

Outra novidade é Profibus Remote Master (PRM), uma solução para aplicações em gerenciamento e controle de redes de instrumentação de processos. Este sistema pode ser utilizado em tratamento de água e fluentes, alimentos e bebidas, óleo e gás, cimento, mineração e siderurgia.

A configuração da rede Profibus, feita no software Unity Pro, é integrada na aplicação do controlador, além de permitir parametrização e calibração dos dispositivos. Sua interface Ethernet Modbus TCP/IP é outro diferencial que possibilita a comunicação com qualquer PAC Modicon Schneider Electric, bem como acesso direto para ferramentas de gerenciamento de ativos, com tecnologia FDT/DTM.

Automação Industrial e Energia-Para os segmentos de saneamento, óleo & gás e mercado final de energia, a empresa oferece melhores níveis de eficiência energética com a utilização de soluções integradas que unem automação industrial e energia.

A aquisição da SCADAgroup, líder no fornecimento de produtos e soluções em telemetria para os segmentos, permitiu à Schneider Electric atuar em uma importante tecnologia, a telemetria que realiza de forma remota a medição, o monitoramento, controle e a transferência de dados dentro de instalações em grandes áreas ou aquelas de difícil acesso.

Outras importantes aquisições aconteceram ao longo de 2010, como da SoftBrasil, e da Areva. A Softbrasil, empresa genuinamente brasileira, que atua na área de tecnologia para gestão da informação industrial, otimização de processos, telemonitoramento e automação industrial. Com a recente aquisição da Areva D, a empresa agregou experiências em média tensão, que reforçou as ofertas no segmento e também automação de rede, além de se colocar no centro da revolução tecnológica da Smart Grid.

.[ Schneider Electric no Brazil Automation 2010, 14º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação, de 09 a 11 de novembro de 2010, das 13h às 20h, na Expo Center Norte, Av. Otto Baumgart, 1000 – São Paulo (SP)].

Como especialista global na gestão de energia e com operações em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em energia e infraestrutura, processos industriais, automação predial, data centers & networks, bem como forte presença em aplicações residenciais. Com o objetivo de oferecer energia mais segura, confiável e eficiente, a empresa, com mais de 100.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2009. Um faturamento de mais de 15,8 bilhões de euros, por meio de seu firme compromisso em ajudar as pessoas e organizações a “Fazerem o máximo da sua energia”. No Brasil, há mais de 60 anos, a empresa com aproximadamente 3.000 colaboradores, possui 13 filiais comerciais, mais de 3.500 pontos de venda e ainda sete unidades fabris – São Paulo (SP), Guararema (SP), Sumaré (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Blumenau (SC) e Caxias do Sul (RS). [ Call Center Schneider Electric: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3468-5791      end_of_the_skype_highlighting | http://www.schneider-electric.com.br].

Fonte: Revista Fator

Esse post foi publicado em competitividade 1 - metal mecânica inovadora, energia e água, gestão da sustentabilidade, metal mecânica inovadora em produtos, processos e serviços, P&D e formação, Referência em sustentabilidade na indústria Metal Mecânica, tecnologias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário